top of page
Buscar
  • Foto do escritorYgor Moretti

Automação de Infraestrutura

Conceito: É o uso da tecnologia para realizar tarefas com assistência humana reduzida de forma a manipular hardwares, softwares, componentes de rede, sistema operacionais (SO) e componentes de armazenamento de dados usados para fornecer serviços e soluções de tecnologia da informação.


Por que automatizar a infraestrutura de TI?


A maioria das empresas vem enfrentando atualmente problemas com o crescimento de seus serviços e consequentemente gerando uma maior complexidade para gerenciar essa infraestrutura. Com tempo e equipe limitados, os times de tecnologia geralmente lutam para acompanhar esse crescimento, resultando em mais atualizações, patches e entrega de recursos atrasados.


Aplicar automação à tarefas comuns de gerenciamento - como provisionamento, configuração, implantação e descomissionamento - simplifica as operações em escala, permitindo que você recupere o controle e a visibilidade de sua infraestrutura.


Algumas ferramentas vem ganhando força dentro desse segmento. Cito abaixo algumas delas:


Gerenciamento de Infra as Code


Terraform (Hashi Corp): É uma ferramenta (open-source) de provisionamento de infraestrutura como código, que permite criar, alterar e melhorar a infraestrutura de forma segura, previsível e escalável.


Hashi Corp Learning Center: https://learn.hashicorp.com/terraform


Alguns outros artigos sobre Terraform:


Gerenciamento de Configuração


Ansible: É uma ferramenta para provisionamento, gerenciamento de configuração e deploy de aplicação que habilita a infraestrutura como código. Ela suporta tanto sistemas Unix-like quanto sistemas Microsoft Windows.


Ansible Learning Center: https://www.ansible.com/ - A RedHat, empresa que adquiriu a solução desenvolvida por Michael DeHaan em 2015, mantém em seu site uma área de treinamento gratuita.



Chef: É uma ferramenta de gerenciamento de configuração usada para automatizar o provisionamento da infraestrutura. Foi desenvolvido com base na linguagem Ruby DSL. É utilizado para agilizar as tarefas de configuração e gerenciamento do servidor. Chef tem a capacidade de se integrar a qualquer tecnologia de nuvem.


Chef Learning Center: e-Learning - Chef Blog, for news about the company



Puppet: É uma ferramenta de gerenciamento de configuração de software que inclui sua própria linguagem declarativa para descrever a configuração do sistema. É uma solução orientada por modelo que requer conhecimento de programação limitado para ser usada. O Puppet foi projetado para gerenciar a configuração de sistemas Unix-like e Microsoft Windows.


Puppet Learning Center: https://puppet.com/learning-training - A Puppet disponibiliza de forma gratuita um centro de treinamento de sua ferramenta.


Criando Imagens de Máquinas de Forma Automatizada


Packer: Desenvolvido pela HashiCorp a ferramente permite automatizar a criação de qualquer tipo de imagem de máquina, sendo possível abrir as imagens e personalizá-las de acordo com a sua necessidade, usando scripts automatizados para instalar e configurar o software ou mesmo removendo softwares ou serviços que não serão utilizados pelo seu sistema diminuindo assim a superfície de ataque e possíveis futuras vulnerabilidades.


Packer Learning Content: A Packer não tem um espaço específico para treinamentos, mas disponibiliza guias e documentação para aprendizado:


Leituras Interessantes:

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page